quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre a Adaptação

O dia hoje foi melhor do que eu esperava. Mas ainda não dá para criar conclusões porque o processo de adaptação é muito variável nos primeiros dias.

Leti chegou e, imediatamente, dirigiu-se à sala onde ficou no dia da nossa primeira entrevista (como falei aqui). Tentou dar umas fugidinhas para a biblioteca (outro espaço conhecido na primeira visita) mas permaneceu na sala, sob os cuidados da professora e das duas auxiliares e sob o olhar da coordenadora e psicóloga do seu grupo, a maior parte do tempo.

É claro que não ficou focada nas atividades, as quais, inclusive, sequer aconteceram conforme a rotina normal da escola, mas, para um primeiro contato, fiquei satisfeita. Ficou na sala sem procurar por mim, foi para o parque e se lambuzou de areia, lanchou, fez xixi no vaso...

Gostaria de ter ficado num cantinho que me desse visão de tudo que fazia, mas me aconselharam ficar fora do seu ângulo de visão (com a sua ciência da minha presença nas dependências da escola) para avaliarem seu comportamento na escola. Apesar de achar a postura adequada, me afastei meio contrariada (rs).

Logo que cheguei falei com a professora sobre a minha preocupação com os esfíncteres. Falei que ela estava sem fralda mas que não costumava pedir para usar o banheiro. Por isso, pedi que entre uma transição e outra alguém a levasse ao banheiro para reduzir as chances de acidentes.

Tentaram lhe levar ao banheiro algumas vezes e ela se recusou. Chegou a morder a coordenadora, o que não costuma acontecer. A professora sempre vinha me dar um feedback e acabou aguardando até o momento pós lanche, quando veio me falar que ela estava se jogando no chão, dizendo que não queria ir ao banheiro. Perguntou como procedíamos em casa, para ela poder afinar o discurso.

Disse que ela costuma usar o corpo a seu favor, quando não quer fazer alguma coisa, e pedi que lhe dissesse que tinha falado comigo e eu havia dito que, em casa, sempre combinamos que ela precisa ir ao banheiro em horários determinados porque ela ainda não avisa quando quer fazer xixi e que já estava na hora de ir. Não é que funcionou?  Além de não opor resistência à ida ao banheiro, fez o seu xixi como uma mocinha, o que me deixou muito feliz!

Por volta de 10 horas ficou sonolenta, chorosa e chamando por mim e Samir. A coordenadora e a professora sugeriram que fôssemos para casa mais cedo, para respeitar o seu tempo neste primeiro momento da adaptação.

Resultado: conseguimos ultrapassar o primeiro dia incólumes, mas a aflição ainda reside em meu peito.

Amanhã, um novo capítulo da nossa história será escrito e, juntamente a ele, outro capítulo de uma história paralela: o início da adaptação de Mateus.

Teteu já esteve na escola por 3 vezes. Nas duas últimas, teve contato com sua professora, e, na última, com um coleguinha. Num primeiro momento, nas duas vezes, ficou meio desconfiado, mas com pouquíssimo tempo permitiu-se vivenciar experiências com as novas pessoas: professora, auxiliar e colega. Foi ao parque, transitou pelo seu espaço, manuseou materiais na sala, conversou, interagiu.

Minha angústia em relação à escola nova, embora tivesse motivações diferentes, tinha o mesmo peso em relação aos meus dois pequenos.

Em relação a Teteu, porque o achava a cara da Gira Girou. A possibilidade de circular por todos os espaços, a arte que está presente em todos os cantos, a liberdade, a preocupação prioritária com a infância... Achava ele a cara da escola. E vice versa.

Tinha medo que algo se perdesse dentro dele com a mudança. Algo da sua espontaneidade, da sua veia artística.

Mas depois da primeira reunião da educação infantil fiquei um pouco mais tranquila.

Ele continuará tendo aula de música, de movimento, terá aula de teatro, muitas aulas de artes. É verdade que sua turma terá o dobro de alunos, mas simpatizei com a professora e acho que isso já é um bom presságio.

Amanhã eu e Samir nos dividiremos na adaptação dos dois. Espero, a cada dia, poder apaziguar mais a minha ansiedade e ampliar o repertório de excelentes novidades da nova fase escolar dos meus tesouros.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...