segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Novidades

Quando estamos na garagem do prédio esperando o elevador, e vejo que a luz do acionador apagou, anunciando que o elevador chegou, brinco com Leti, contando "1,2, 3 e já", para a porta abrir.

Outro dia, quando ela chegava da escola ansiosa de fome, e não aguentava mais esperar o elevador que demorava chegar, ela disse "qué contá um, dôs, tês..."



Enquanto Mateus dança o "eu quero tchú, eu quero tchá...", ela canta: "eu quero two, eu quero three, eu quero four, eu quero five...".



Ela vinha sentindo falta da aula de música, que permanecia de férias. Sabendo da saudade, lhe dizia que a aula estava prestes a começar, mas explicava que pró Angelita, neste semestre não lhe daria aula, porque estava cuidando do bebê que tinha nascido. Ela, imediatamente, respondeu: "Pó Kala", fazendo referência a Carla, baixista do Grupo Canela Fina, que já havia substituído Angelita em uma falta no primeiro semestre. Fiquei boba de felicidade ao perceber que ela tinha entendido exatamente tudo o que eu acabava de falar.



Semana passada, no carro, ela brincava com um livrinho de brinquedo da fischer price, que tinha sido seu, quando bebê, e agora pertencia a Mateus. Virava as páginas, ouvia as musiquinhas, se divertia... Num dado momento, o livro disse: "o pato gosta de nadar". Na mesma hora, ela completou: "- igual o peixe". 

Sua fono sempre falou da importância da generalização; de transpor um conhecimento específico para algo mais amplo. E fomentava atividades com comparações para se chegar a este resultado. Vê-la, espontaneamente, fazer sua primeira comparação (generalização) foi emocionante!


Por hoje, é só!


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Jana!

Bom passar por aqui e ler as novidades da Leti! E que novidades né?! Parabéns!

Imagino mesmo a sua felicidade!
Beijos carinhosos
Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...