sábado, 23 de março de 2013

Notícias do meu bebê

E com toda essa tempestade de sensações, medos e decisões em relação à vida de Leti, acabei deixando de escrever mais sobre a vida dos meus pequenos.

Na verdade, em relação a Lipe, tenho repensado muito o meu direito de escrever sobre sua vida  (e olha que a temática atual renderia alguns muitos posts), com receio de lhe causar algum tipo de constrangimento, já que ele hoje tem discernimento sobre o seu direito à privacidade e, acredito que não ficaria à vontade com a exposição de fatos da sua vida aqui. E meu direito de escrever sobre a vida dele termina onde começa o direito dele de não ter a sua vida exposta. E ponto!

Vou escrever, então, sobre meu bebê, que anda lindo de viver, despertando uma paixonite aguda por quem quer que cruze o seu caminho.

Mateus está com 1 ano e 1 mês.

Finalmente, começou a chamar mamãe. E agora que aprendeu está querendo me indenizar pelo tempo perdido, me chamando o dia inteiro. Não pode me ver que começa a repetir mamã, mamã, mamã... E eu, claro, faço mil palhaçadas e mimos para agradecer o seu carinho. E ele toma gosto e repete mais e mais... Lindo!!!!

Até o pai tem chamado de mamãe (vingança é prato que se come frio kkkkk).

Ainda não começou a andar, mas sinto que pode acontecer a qualquer momento. Anda segurando apenas em um dedo meu, adora circular pela casa empurrando qualquer objeto com rodas (carrinhos, puffs, malas...), aventura-se a passar de um lugar para outro, dando uns dois passinhos solto. É uma questão de tempo. E estou tranquila esperando pelo seu tempo.

Continua sorridente e sociável! Manda beijos até para quem não pede. Dizemos que seus beijos estão em baixa no mercado, porque a oferta anda muito maior que a procura. E agora, além de mandar os beijos, ele também dá no nosso rosto. Delicioso demais!!!!!

Ainda fala pouquíssimas palavras, mas arranja seu jeito de comunicar o que quer: aponta pedindo algo, balbucia, faz birra...

Fala papai (papá), mamãe (mamã), bola (a bó), acabou (abô), Leti (Té), não (nã nã), bú (bubú, chupeta). Para Lipe, usa uma variação de mamã (porque acostumamos a chamá-lo de irmão). E faz um divertida mistura de fonemas com M, P, B e N para tentar dizer o que quer. Uma diversão!

Imita o som do porquinho, do carrinho. Adora brincar com bolas e carros. Que coisa, hein! Parece que essa predileção é coisa de gênero mesmo, porque mesmo brincando com bonecas, comidinhas, castelos e princesas (da irmã), ele, sem sombra de dúvida, prefere os carrinhos e as bolas!

Aprendeu a puxar no canudo. Uma comodidade poder sair com um copo só de água para ele e para Leti.

Depois que transferimos ele do bebê conforto para a cadeira do carro, as saídas têm sido muito mais tranquilas.

É bagunceiro que dói. Bagunça suas coisas, adora bagunçar o quarto dos irmãos, sempre que está no meu quarto tenta jogar todos os dvd´s no chão. E faz birra, muita birra, quando é contrariado! Estamos começando a tentar impor seus limites desde agora (na medida da sua compreensão, é claro! rs).

Começou a fazer aula de musicalização e de natação.

Ama todas as frutas, mas nem sempre come bem sua comida. Já come biscoitos, pães, cuscuz, picolé caseiro e uma vez experimentou bolo. Tenho restringido doces, açúcar, gorduras e, obviamente, refrigerantes (que nem Lipe, nem Leti bebem). Não se adaptou muito bem ao leite ninho 1+, então, voltamos a lhe dar o aptamil até a próxima consulta com a pediatra.

Impressionante como se diverte com tudo, como sabe brincar desde tão pequeno... Tinha esquecido dessa habilidade dos bebês, e de como é bom brincar sem roteiro, sem preocupação...

Tudo que nos faz apaixonados por ele daria para escrever um livro, mas, por questão de tempo, vou ficando por aqui, com a promessa de voltar com mais novidades.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...