sábado, 23 de março de 2013

Musicalização

Nesse semestre, Mateus e Leti começaram a fazer aula de musicalização infantil com os integrantes do Grupo Canela Fina. Como têm idades diferentes e compromissos diferentes, estão fazendo aula em dias diferentes, o que me permite dar uma atenção melhor a cada um deles no horário da aula.

O objetivo da aula não é ensinar a tocar um instrumento específico, mas auxiliar no desenvolvimento das habilidades perceptivo-musicais, quanto no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da atenção, da memória, sistemas de ordenação sequencial, espacial, além de ajudar a fortalecer a relação afetiva entre as pessoas. 

Na aula, são utilizados, basicamente, instrumentos de percussão que embalam um repertório que varia entre entre músicas que sugerem movimentos através de suas letras, cantigas de roda, canções de ninar, rimas, parlendas, cantigas folclóricas, bem como músicas instrumentais, obras de música erudita e de várias parte do mundo.

Nas aulas, que duram 45 minutos, as crianças vivenciam conceitos musiciais como pulsação, andamento, intensidade, alturas, som, silêncio, timbre, forma musical, exploração de sons através da execução de instrumentos e do próprio corpo.

Mateus está fazendo aula às quintas feiras, junto com seu primo Lucas, filho da minha irmã; e Leti, aos sábados.

Mateus está num processo de exploração: do espaço, das pessoas, dos conceitos, da estruturação da aula... Às vezes está mais concentrado, às vezes menos. Mas, de um modo geral, tem aproveitado bem as aulas.

Leti é um caso à parte. Está tão linda na aula que me deixa emocionada!

Já tinha o feito o mesmo curso antes, há um tempo, mas não participava, não interagia, ficava muito isolada. E mesmo cantando todas as músicas em casa, acabei resolvendo tirá-la.

Com nossa aproximação com o Grupo Canela Fina desde o final do ano passado, resolvi tentar mais uma vez, já que ela sempre aproveitava muito os shows do grupo.

Bendita hora!

Como nas turmas para a idade dela a criança entra desacompanhada, pedi para matriculá-la na turminha para crianças de 2 e 3 anos. E acho que foi bom para ela. Como tem um atraso global em seu desenvolvimento, junto com as crianças mais novas a diferença não fica tão evidente e ela encontra mais oportunidade de participar. E tem aproveitado essas oportunidades! Cantando, respondendo perguntas da pró, adivinhando o instrumento que vai tocar...

No primeiro dia, a pró perguntava para as crianças o que tinha no mar, e ela respondeu: polvo e, depois, sereia. E respondia pra fora, participando do movimento da aula, e não baixinho, como costumava fazer.

Adivinhou que o instrumento que a pró mexia dentro do saco era uma maraca, respondendo a sua pergunta.

No final da aula, quando a pró perguntou se alguém queria cantar alguma música, depois de ser estimulada por mim, respondeu que que queria cantar Um Anjo do Céu (de Maskavo), mas, ao pedir-lhe uma segunda opção, já que esta não era uma música infantil, escolheu uma outra (de natal) e cantou todinha, sendo aplaudida pelos coleguinhas ao final. Quase infarto de alegria!

Ela tem- se permitido tocar os instrumentos, cantar, aprender músicas novas, e até, com um pouco mais de resistência, dançar.

Sempre no início da aula, é cantada uma música de boas vindas, onde cada um, na sua hora, fala seu nome. Sempre os pais falam os nomes das crianças. Hoje ela foi a primeira criança a ser saudada pela turma e, com um tempinho pequeno de espera, ela mesma falou seu nome. Tããããão lindo!!!! Ninguém jamais conseguirá entender o que tenho sentido nesses seus momentos de participação na aula.

Aliás, à falta de uma palavra melhor, FELICIDADE define!

Informações sobre o curso: aqui

(informações técnicas do curso transcritas da apostila do curso)






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...