sábado, 23 de fevereiro de 2013

Identidade e Desapego

Acabamos de voltar do evento de lançamento do projeto pedagógico do primeiro semestre da escola de Leti (sei que estou devendo um post sobre nossa decisão acerca da escola, mas voltei tão entusiamada que quis escrever logo sobre o evento).

O nome do projeto é Gira Corpo, Vira Mundo.

Foi pedido que as crianças levassem para a Praça Flora, praça adotada pela escola, uma mala contendo objetos que falassem sobre sua identidade, para que lá partissem para uma grande viagem.

Confesso que fiquei meio sem saber o que pôr na mala e, antes de sairmos, junto com Leti, fui recolhendo alguns objetos que falassem um pouco da minha pequena, mostrando-a, explicando o por quê de cada um, e guardando-os na mala (uma mochila de Lipe).

O grupo Cadeira de Brim acolheu as famílias na chegada e ficou responsável pela trilha sonora que direcionou as propostas do evento.

Depois de ouvir um animado Carimbador Maluco, de Raul, fomos convidados a pegar nossas malas e iniciar nossa viagem, ao som da música Fui de Visita a Minha Tia a Marrocos, adaptada. Não conhecia a música, e adorei! Animadíssima, interativa, contagiante! Demos voltas pela praça, levando nossas malas, cantando a música, e fazendo os movimentos e os sons que os músicos pediam. Delicioso!

Terminada a música, foi hora de abrir nossas malas, para expor nossos objetos, e explorar as malas dos colegas. Malas abertas por toda a praça, o clima era de curiosidade e êxtase! Leti se divertiu com uma Mônica dançante, com livrinhos, com um cavalo do Toy Store, quis partilhar o piano de uma colega...

Foi um momento gostoso, principalmente por perceber o interesse da minha princesa.

Depois, foi proposto que fossem formados 4 subgrupos para que, em grupos menores, as crianças tivessem mais oportunidade de conhecer a mala do outro e de criar oportunidades maiores de interação. Nosso grupo foi intermediado por Marcele (atual pró de Leti) e Wendy, sua antiga pró. Sentamos ao lado de Darcy, que foi uma pessoa importante em sua vida, no segundo ano de Leti na escola, que é mãe de Amanda, colega sua do ano passado. Foi lindo ver seu interesse pelas coisas que Amanda trouxe em sua mala...

Brincamos de "lá vai a bola", passando pela roda brinquedos contidos nas malas que, a cada parada, eram substituídos. De vez em quando, sentíamos a resistência de uma ou outra criança, de colocar na roda um brinquedo da sua mala. Mas, com o apoio dos pais, todos entraram na brincadeira.

Terminada a brincadeira, foi chegada a hora mais difícil da manhã: hora de exercitar o desapego! As crianças foram convidadas a trocar suas malas com um colega, com a promessa da troca ser desfeita posteriormente.

Muitas tiveram dificuldade para se desprender dos seus objetos, embora eu tenha ficado com a sensação que a maioria conseguiu contornar a resistência inicial, depois de uma boa conversa. Para aqueles que não conseguiram, a alternativa foi trocar um único brinquedo ou, até, a mala vazia.

Leti não teve dificuldade com a troca porque, na verdade, não consegue compreender com precisão o que isso significa. Então trouxemos a mala de uma colega para casa, que vai ser objeto de nossa exploração por todo o fim de semana.

Amei a proposta da escola! A ideia de trabalhar a identidade, a exploração, o desapego. Achei o planejamento fantástico e a ideia originalíssima.

E que venha um fim de semana de boas surpresas!



chegando

recepcionada pela pró Marcele



sua mala

começando a viagem





ela sempre quer o colo de pró Wendy

abrindo sua mala


turma em exploração

buscando novidades



querendo partilhar o piano

lendo com tia Van

se divertindo com a Mônica

roupas de cowboy??

hora do lanche

Grupo Cadeira de Brim (repete aí bem rápido o nome do grupo)

tocando sua meia lua

admirando o Júlio de Amanda

papai saiu de trás das câmeras

dando seu bolo ao Júlio de Amanda

subgrupo brincando

voltando pra casa com a mala da colega

Um comentário:

aprendendoasermae disse...

Adorei a ideia,tive isso em aula de psicologia na faculdade como uma forma de desapego de algo favorito sendo oferecido a um amigo ou amiga( sem devolução) é bem legal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...