terça-feira, 25 de dezembro de 2012

E o que é o natal?

Abstraindo qualquer explicação religiosa ou científica, acredito que o natal esteja nas coisas simples do dia a dia, que nos fazem felizes.
 
O natal é um estado de espírito! É uma energia que deixa as pessoas mais sensíveis, mais humanas, mais solidárias. É uma vontade de estar com a família, de fazer feliz a quem se ama...
 
Sim. Para mim, natal é sinônimo de felicidade. É estar feliz e fazer feliz (ou pelo menos querer fazer).
 
Hoje, depois de passar um fim de semana em Sauípe, na companhia dos meus filhotes, no MÃE MODE ON TOTAL, sem preocupação com trabalho, com compromissos, com organização de festa de natal, de aniversário..., tive uma demonstração singela da magia do natal, através da felicidade da minha pequena.
 
Descemos para a piscina (eu, ela e Samir), e ela, que sempre é tão resistente, ficou com um sorriso estampado no rosto simplesmente por todo o tempo que reservamos para nosso deleite vespertino. Seu sorriso era de felicidade plena! Ela batia as perninhas; contava até três para, sentada na borda da piscina, pular para meu colo; pedia para nadar rápido; esticava os braços para transitar entre o meu colo e o do papai; cantava músicas natalinas; pedia para pularmos abraçadas na piscina... Lamentei não ter um fotógrafo de plantão para registrar sua expressão leve e feliz. Sua felicidade era tão intensa que me emocionou. E me fez refletir sobre o real valor das coisas.
 
Quando subimos, resolvi fechar a programação de uma maneira especial e fomos tirar o cloro num delicioso banho de espuma. Ela, inusitadamente, pediu o regador de "pantas" e começou a brincar, passando espuma no seu e no meu corpo, e molhando com o regador depois, para tirar a espuma. Uma brincadeira simples. Para alguns, desinteressante, pueril... Mas, para mim, muito significativa. Porque foi espontânea, prazerosa e deliciosamente compartilhada com a minha filha que, despretensiosamente, resolveu me ensinar, numa aula prática, o real significado do natal.
 
Desejo a todos os meus amigos um natal feliz, como o que tive por aqui.
 
 
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Jana,estava sentido falta dos seus posts!!! Queria te desejar um feliz 2013,com muitos progressos,saúde ,alegrias,enfim um ano cheio de luz!!bjos Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...