sábado, 9 de junho de 2012

Notícias

Passamos por duas semanas pesadas! Leti pegou, sucessivamente, todas as viroses em circulação na cidade. Teve estomatite, vômitos, diarreia, tudo acompanhado de muita tosse, e, no final, como se tudo que passamos fosse pouco, ficaram as assaduras. Tão terríveis que deixaram cicatrizes...

Mateus ficou uma semana tossindo como um cachorro e com um pouco de coriza. Mas não se abateu. Eu é que ficava arrasada a cada cof, cof... Mas bastou um sorine infantil para tratá-lo. Um tourinho esse meu pequeno!

E tudo aconteceu justo no período em que a babá antiga saiu de licença maternidade. Só de lembrar dá cansaço: físico e emocional.

Mas, graças a Deus, passou. A saúde impera em nosso lar. E que continue assim por muito tempo...

Algumas novidades deste período.

Mateus está todo serelepe! Virando de bruços para barriga pra cima (que já fazia) e o contrário também. Anda se divertindo com os brinquedos e sorrindo como nunca. Está tão fofo que tem sido um sacrifício sobre humano não apertá-lo até o estalar das costelas. Mas estou me contendo.

Tem engordado pouco. Nos últimos 8 dias, apenas 80g, mesmo com a complementação. Sinto que está começando seu desmame, o que me deixa extremamente triste.

Leti anda super falante. E reconhecendo caminhos. Esta semana, quando íamos para a casa da minha sogra e passávamos por parte do caminho da escola, ela falou: - vai pa escola.

Toda vez que saímos da escola, ela diz: - acabou a escola. E quando paramos no semáforo: - sinal vemeio.

Todo nome que lhe mostramos e perguntamos qual é, para ela é: le-ti-ci-a.

Dia desses, do nada, começou a falar: domingo, segunda, terça, quarta...

Sabe de cor o texto de alguns livros que lemos com frequência para ela. Então à noite, antes de dormir, quando vou ler para ela, sempre peço que leia uma parte comigo. E ela "lê".

Na fase pós diarreia e durante assaduras, deixei ela por 3 dias em casa sem fralda, só de calcinha, para aliviar seu desconforto. Tirando uma vez que fez xixi na brinquedoteca, das outras vezes ficou retendo a urina até colocarmos a fralda para que ela dormisse. A fralda acordava encharcada! Não sei se é bom ou ruim, porque ela mostrou que conseguiu reter a urina, mas, ao mesmo tempo, não usou o penico para fazer o xixi, ainda que a levássemos ao banheiro diversas vezes por dia. Agora nas férias do meio do ano, vou tentar fazer seu desfralde. #medo

Esta semana, sua pró me disse que ela estava cantando na aula "Billie Jean, Billie Jean, my love", de Magary Lord, e que, depois de um coleguinha ter comentado com os outros colegas que ela estava cantando, os outros começaram a cantar também. Fiquei imaginando a cena. Deve ter sido tão lindo...

Além dessa música, ela canta "delícia, delícia, assim você me mata...", "eu quero tchú, eu quero tchá", e "baby, baby, baby, oh...", não sei onde aprende essas músicas. Mas também não posso deixar de registrar que canta Gentileza, de Marisa Monte, e Um anjo do Céu, de Maskavo, sendo esta última sua cantiga de ninar.

Está ficando traquina, liga microondas (para ouvir o barulhinho), abre gavetas, liga os brinquedos de Mateus, faz bagunça... E toda vez que chamo sua atenção, agradeço - em silêncio - a Deus pela oportunidade, já que esperei tanto pelo dia em que ela deixaria de ser tão passiva...

Descobriu que a porta de espelho do meu armário só é presa na parte de cima e, vira e mexe, se diverte batendo forte na porta e vendo-a balançar. Sempre falo sério: Leti, não! E ela sai, rindo. Às vezes, quando estou com Mateus no colo, ela vai para a porta e fica um tempão batendo, para chamar minha atenção. Se finjo que não vejo, ela chega perto de mim e diz: - "Eti, ão". (Leti, não). Posso com isso?

Já faz algum tempo que aprendeu o não (que antes era "acabou"). Mas, mesmo tendo aprendido a falar o não, e a entender seu significado, muitas vezes ainda usa o acabou para indicar que não quer algo. Nestas vezes lhe digo: - não acabou, filha (e mostro que ainda tem alguma coisa). Se você não quer, tem que dizer "não quero". Então ela diz: - não quero!

Mais frequentemente tem dito beso (beijo) e abaço (abraço) quando quer me beijar e me abraçar. (assim eu morro!!!!!!).

Está tirando algumas blusas sozinha e tentando subir em sua cama (embora ainda não consiga). Mas ainda há um grande déficit motor...

Pois é, passado o período negro das viroses, só restam novidades boas a compartilhar...

3 comentários:

Carolina disse...

Amiga, sinto tanta saudade de quando vc morava aqui do lado e eu via, quase que diariamente, todas essas mudanças... Vc mora tão perto mas tão longe... Não é a mesma coisa. Ando com tantas saudades... Amo vcs. Bjs

V. disse...

Oi Janaína!

O desenvolvimento e os avanços da Leti são uma inspiração para mim! Fico muito feliz que todos estejam saudáveis agora. Que Deus cuide sempre dos seus 3 anjinhos...
Beijos!

aprendendoasermae disse...

Que bom que tudo passaou e melhor ainda vindo com essa evolução de Leticia.
Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...