sábado, 28 de abril de 2012

O Mesversário Compartilhado e Algo Mais

 

Dindinha em dose dupla

Como eu já havia dito por aqui, eu e minha irmã engravidamos juntas. Programamos engravidar juntas (quando eu já estava grávida e não sabia) e fomos exitosas no nosso intento. Apenas dois meses e um dia separam os nossos rebentos (será que eles serão super amigos???).

No dia 26 de março de 2012, Lucas chegou para preencher a nossa vida. E ele escolheu seu dia! Eu pedi tanto que nascesse no meu dia (apenas uma semana depois), mas ele se apressou e chegou no dia que ele mesmo escolheu. E só por ser o SEU dia, se tornou um dia lindo para mim.

parto binha

Desta vez o parto de Binha foi super tranquilo e sem qualquer intercorrência no pós parto, e logo estavam todos em casa, (re)aprendendo juntos a cuidar do recém chegado bebê e, ao mesmo tempo, a contornar o natural ciúme do irmãozinho.

E aqui abro um parêntese para dizer que apesar de Lucas não ter nascido no dia do meu aniversário eu fui presenteada com a grande honra de poder batizá-lo também, da mesma forma que aconteceu com Biel, o primeiro filho da minha irmã.

É bem verdade que tinha outra dinda na fila, mas, como por questões de ordem religiosa ela não pôde assumir o encargo, fui eu a escolhida para ser a segunda mãe desse bebê que, só por ser filho da minha irmã, já seria como um filho para mim. (Acho que nem preciso falar de como transbordei de felicidade ao saber que seria a dindinha dos dois... me achando a super poderosa rs).

parto binha 2

DSCN5109 (2)

 

Mesversário Compartilhado

Como se tornou uma tradição familiar comemorar mês a mês o tempo de vida dos nossos bebês até que completem um ano, e como apenas um dia separará o mesversário dos dois priminhos, resolvemos que teremos apenas uma comemoração (dupla) por mês e que ela se alternará entre o dia 25 e o dia 26 de cada mês.

Neste mês, como foi o primeiro mesversário de Luquinhas, a festa foi no seu dia e na sua casa, mas em comemoração à passagem de mais um mês de vida dos dois. No próximo, a comemoração será no dia 25, e na minha casa, e assim iremos alternando até que Mateus complete seu primeiro aninho.

O tema da festa foi escolhido por Biel, usufruindo seu direito de escolha, por ser o irmão mais velho. Ele se engajou para ajudar na decoração, colando os personagens na parede e curtiu a festinha como se fosse sua.

Leti estava morrendo de sono, mas ao chegar e ver a mesa repleta de docinhos, num instante esqueceu o sono e ficou tentando persuadir todos que dela se aproximavam para pedir uma guloseima.

Mateus ficou meio enjoadinho, também por conta do sono, já que, normalmente, dorme quase nada durante o dia, mas cedo da noite, embala um sono longo.

Samir, pela primeira vez, não pôde estar presente, por conta dos compromissos do trabalho.

Acabamos voltando cedo, mas depois de um período de tempo suficiente para nos confraternizarmos com parentes e amigos queridos que, todos os meses, conseguem um tempinho em suas concorridas agendas para virem celebrar conosco.

DSCN5198  

DSCN5195

 

3 Meses de Mateus

Vinha acompanhando o peso de Mateus (e o meu) em uma balança digital e suspeitava que ele não vinha engordando (todo o excesso que aparecia na balançava estava por minha conta).

Quando comentava com as pessoas, todos me recriminavam, me chamando de louca, mostrando-me como ele estava gorduchinho, mas, mesmo assim, achei melhor ligar para a pediatra já que sua consulta mensal só aconteceria na próxima semana.

No exato dia em que ele completou 3 meses, levei-o para se pesar no consultório e minhas suspeitas se confirmaram: engordou apenas 200g em 20 dias, ou seja, uma média de 10g/dia (metade do mínimo necessário).

Como estava em livre demanda, e com refluxo acentuado, apesar de estar usando label há um mês, a médica orientou que fizéssemos complementação com leite artificial, e mudássemos a medicação do refluxo.

Prescreveu losec para o refluxo e pediu que lhe oferecesse duas mamadeiras de 150ml de NAN ou Aptamil AR, por dia.

A introdução de leite artificial não estava nos meus planos. Fiquei extremamente triste de ter que dar outro leite ao meu bebê tão cedo. Queria que ele ficasse no leite materno exclusivo, pelo menos, até o sexto mês de vida, como foi com seus irmãos.

Mas não tinha como intensificar a amamentação para ele voltar a ganhar o mínimo de peso necessário, já que, durante o dia, ele já mamava em intervalos de tempo muito curtos, sem dar tempo para sentir o peito transbordar de leite...

E, para piorar a situação, ele tem recusado ostensivamente a mamadeira. Testei 3 bicos diferentes. Tentei com leite materno, mas ele só toma o leite depois de muita insistência (e muito leite derramado no ralo, literalmente), e quando está morrendo de fome. Ouso dizer que a cada 3 mamadeiras oferecidas, ele toma uma. 

E é por pura resistência à mamadeira (já que nem o leite materno envasado ele aceitou), o que acho um contrasenso, já que ele chupa chupeta.

Como temos tentado introduzir o leite artificial há apenas dois dias, tenho esperança de vencer a resistência do meu bebê e fazer com que volte a ganhar o peso necessário logo, para que possamos, quem sabe, rever a questão da complementação.

Mas, tirando esta questão alimentar, meu filhote só tem ganhado. 

Está mais sociável e mais sorridente. Aos sorrisos, que já eram frequentes no segundo mês, somam-se as gargalhadas que me tiram do sério neste terceiro mês. 

Tem se movimentado mais, circulando pelo berço e virando da posição de bruços para a de barriga para cima. 

Tem se divertido mais com as brincadeiras (loucas) corporais propostas pela mamãe (ex: apertar bochechas, sacudir, fazer cócegas, colocar para voar...).

Tem demonstrado preferência por algumas pessoas, o que, inclusive, às vezes, deixa o papai triste, já que ele, via de regra, prefere os colos femininos.

Tem fortalecido seu tônus muscular, sustentando mais a cabeça e ficando no colo, algumas vezes, sem apoio nas costas.

Enfim, apesar d´eu ter ficado triste com a questão da complementação, acho que, passados esses 90 dias de vida, sobram motivos para comemoração.

Esse bebê parece magrinho?!?  Esse bebê lhe parece magrinho?!?

Um comentário:

Vaneska disse...

Jana, Lucas fazia a mesma coisa com a mamadeira quando precisou da complementação. Optei pela sonda (uretral mesmo), e fazia a relactação. Funcionava bem... Algumas vezes fazia com o leite artificial e outras (quando conseguia ordenhar) fazia com o leite materno. Achei uma boa opção. Qualquer coisa, pode me ligar que te conto como eu fazia.
E mais: Mateus está, pra variar, LINDO!!! E como bem diz a pediatra dele, engordar, engorda em qualquer fase da vida, rsrsrsrsrs.
O que importa é que ele é um bebê lindo e FELIZ!
Um beijo grande!!!!
Van.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...