domingo, 22 de abril de 2012

Domingo na Cozinha

Esse nosso domingo teve um sabor diferente: sabor de morango! 

Aproveitamos a manhã em casa e fomos para a cozinha preparar uma sobremesa para levar para o almoço na casa de vovó Irá. A receita tinha que ser simples e saborosa. 

Optamos pelo mousse de morango, receita da tia Katy, que o batizou de chambinho por causa da semelhança de sabores.

Escolhi um doce para aproveitar a motivação da minha pequena, e esta receita em particular, pela reduzida quantidade de ingredientes, e pela praticidade do preparo.

A ideia era trabalhar sua motricidade (com a colocação dos ingredientes e o ligar e desligar do liquidificador), quantidades (dos ingredientes), denominações (dos ingredientes e utensílios utilizados), leitura e escrita (à medida que ia colocando os ingredientes, ia escrevendo a receita ao seu lado), noção de todo e partes (quatros ingredientes separados, que, juntos, se transformam num só mousse) mas, melhor de tudo, compartilhar de um momento prazeroso juntos (Lipe estava conosco o tempo todo e ficou encarregado das fotos).

Foi uma experiência maravilhosa! Com direito a um arrependimento. Quando íamos colocando os ingredientes, estimulei-a a experimentar o leite condensado e ela recusou. Insisti (#loucura) e quando ela percebeu do que se tratava, toda hora repetía: - experimentar, experimentar.

Colocamos todos os ingredientes juntas, ela ligou o liquidificador, observou atentamente a mudança de cores e textura e, depois de pronto, nos lambuzamos os três com as sobras do liquidificador.

Na hora de servir, não poupamos comentários sobre sua participação no preparo da iguaria.

Gostei tanto da experiência que já estou pensando em repeti-la na próxima semana, mas com outra receita: mouselitos!







Para quem se interessar, aqui está a receita:

Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 pote de iogurte natural e um pacote de suco de morango em pó.

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador até formar uma mistura homogênea e depois levar à geladeira.

Garanto: é uma delícia!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...