quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dois Meses e Duas Teorias de Botequim

Mateus completou 2 meses no dia 25 de março, domingo. 

Fizemos o tradicional bolinho para receber os amigos e celebrar a passagem de mais um mês de vida. Um mês mais tranquilo, com menos choro e mais sorrisos.

Sim, ele está sorrindo. Voluntariamente. E frequentemente! E como fica ainda mais lindo quando sorri. O sorrisinho banguela mais lindo do mundo!

Sua rotina está melhor estruturada. Dorme muito pouco durante o dia, mas à noite só acorda uma vez para mamar, por volta de 2, 3 horas da manhã e, normalmente dorme de novo, acordando definitivamente perto das 6h.

Como sua pediatra estava de férias, a consulta de 2 meses será amanhã, quando estará com 2 meses e 10 dias, e quando saberemos seu peso e estatura.

Tem percebido móbiles e brinquedos, que o entretêm por certo tempo, mas muito menos que as caras e bocas da mamãe aqui. Sem dúvida, é com as minhas brincadeiras que ele se diverte mais, parecendo, de vez em quando, que vai ficar sem ar de tanto rir.

Agora curte tanto o banho de banheira como o de balde. Está bem mais ativo, se movimentando bastante no berço, e também no colo.

Tenho posto em prática o conselho da minha amiga Lú, sobre o qual falei aqui, e, oferecido o peito em intervalos de tempo mais curtos, e, depois da adoção da teoria de botequim do "Chorou, peito", a sua (e a minha também) qualidade de vida melhorou muito. Agora ele só chora mais ostensivamente quando está com sono.

E é sobre o sono a segunda teoria de botequim.

Como havia dito no começo, ele dorme muito pouco durante o dia. Adormece no colo e quando o colocamos no berço, acorda, normalmente, chorando.

Antes, para evitar o choro, e deixá-lo descansar, acabávamos ficando com ele no colo por muito tempo para que ele pudesse dormir. Mas mudei de estratégia. Nada contra o colo. Sempre o ofereço quando ele pede; seja com uma manha, com um chorinho, com um olhar... Mas, assim que adormece, o coloco no berço. Daí o nome da minha teoria: "Dormiu, berço". O que quero que ele entenda é que o colo está disponível para acalentá-lo, confortá-lo, mas que lugar de dormir é no berço. Se acorda, imediatamente o pego de novo e recomeço todo o processo. Às vezes é super cansativo, porque ele acorda chorando e temos que acalmá-lo, o que leva tempo. Mas todo aprendizado demanda tempo. E tempo para uma mãe de 3 é um bem precioso. Já que ele está dormindo, e não tem qualquer restrição ao berço (já que à noite dorme no berço sem problemas), acho justo aproveitar este tempo para dar um pouco de atenção a meus filhotes mais velhos.

Logo, logo, ele aprende.

2 comentários:

aprendendoasermae disse...

Parabéns para seu pequeno principe.Um grande beijo!

Pira For Kids disse...

Bom dia, gostaríamos de lhe fazer um convite. Por favor, nos escreva:
piraforkids@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...