terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dever de casa

O trabalho da fono de Leti não tem se restringido ao consultório, como ela mesma havia anunciado na época da avaliação.

Por conta da greve dos policiais militares, as aulas que haviam iniciado no dia 30/01, foram suspensas na mesma semana, retornando apenas ontem. Por isso, não sei a quantas anda o acompanhamento junto à escola, principalmente porque não sou eu quem a tem levado às terapias.

Mas temos feito um acompanhamento intensivo em casa, com suporte no material elaborado por ela   .

Sua meta, por ora, é dar mais funcionalidade às mãos de Leti. Então as atividades buscam trabalhar força, motricidade fina e articulação conjunta das mãos. Simultaneamente, devemos fomentar a comunicação, trabalhando sempre a nomeação na hora das atividades.

O primeiro material que ela preparou foi um conjunto de 3 pastas, com fotos de mulheres, e partes do rosto destacadas, para serem colocadas no lugar com velcro.

Objetivo: trabalhar força (para retirar o velcro), motricidade, noção de todo e partes, e comunicação. Apesar da resistência inicial, hoje ela tem tirado de letra.




A segunda etapa foi composta de brinquedos e joguinhos. O objetivo é trabalhar coordenação, força e motricidade.

O encaixe de moedas e palitos em latas de nescau e leite, respectivamente, visa trabalhar a motricidade e a coordenação. Leti tem feito razoavelmente bem. Mas prefere os palitos.







Esses brinquedinhos abaixo, cujos nomes desconheço, buscam trabalhar a força e o trabalho conjunto com as duas mãos. 

São os que Leti menos gosta. Ela resiste muito a estas atividades e a qualquer uma que lhe exija um pouco mais de força.

O de madeira é mais conhecido. Quando apertamos, simultaneamente, os dois lados da madeira (pintados de azul), o bonequinho se movimenta (ação e reação).

Com o rosa não há ação e reação, o objetivo é só abrir a "ferradura", junto com outra pessoa (uma de cada lado). O negócio é duro pra caramba.





O último material foi a pasta abaixo, que tem objetivo similar às primeiras, mas que visa também trabalhar o pareamento, e, consequentemente, conceitos de igual e diferente.






Ah, apesar de ela resistir um pouco às atividades que exigem força, a "hora da atividade", como ela mesma diz, não tem sido maçante, e tem respeitado o seu tempo de concentração e interesse.

Um comentário:

aprendendoasermae disse...

Bem legal esse trabalho que de forma ludica traz o funcional para Leti.Bem legal.
beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...