sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curtinhas: cores, brincadeiras e diálogos

Ontem, depois de ficar o dia inteiro envolvida com trabalho e com pendências do apartamento novo, cheguei em casa já no final da tarde e fui brincar com minha pequena (#saudade).

Ela tinha acordado há pouco e ainda estava meio preguiçosa. Perguntei do que queria brincar e ela, prontamente, respondeu: - massinha!

Tínhamos suspendido um pouco a massinha, porque ela só usa de uma maneira repetitiva, nada funcional e isso não é bom para seu desenvolvimento.

Mas, para despertar seu interesse pela brincadeira, acolhi sua sugestão, peguei uma massinha nova para brincar por um breve intervalo de tempo, apenas para puxar o gancho para outras atividades.

Enquanto abria o pote, lhe perguntei, mostrando a tampa da massinha: - que cor é essa massinha? Ela, sem pestanejar respondeu: - é osa!

A tampa era rosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não acreditei! Já tinha percebido algumas vezes que ela reconhecia o amarelo, mas achava que pudesse ser coincidência. Mas, rosa?!?! Nem tem rosa nos DVD´s que falam de cores que ela tem... Fiquei tão tão tão feliz!!!! Que bom que cedi a seu pedido e aceitei a brincadeira com a massinha...

Brincamos por uns 10 minutos (noto que ela baba mais quando brinca de massinha, da mesma maneira que se balança menos).

Depois guardamos a massinha e peguei o castelo que trouxe da Disney (cheio de príncipes e princesas) e fomos brincar juntas. Na verdade, achava que ela nem ia ligar. Mas ela curtiu. Montamos o castelo, colocamos torres, tochas, escadas, separamos as princesas e os príncipes..., ela olhava tão empolgada para as princesinhas, analisava, fazia menção de arrumá-las no castelo... Tão lindo!!! Liguei as tochas que acompanham o castelo (e que parecem velas) e ela imediatamente disse: -sopá (assoprar). Achei tão engraçado, porque, de fato, pareciam velas que são assopradas em aniversários. Seu tempo de atenção para a brincadeira não foi longo, brincamos por cerca de 15, 20 minutos. Mas neste tempo ela esteve completamente envolvida, o que foi suficiente para me deixar imensamente feliz.

___________________________________________


Hoje, quando descansávamos depois do almoço, e aproveitávamos para conversar, começamos a falar sobre banho, quando Samir lhe perguntou: 
- com quem você gosta mais de tomar banho, com Val, mamãe ou papai?
- com papai.
Pensava que ela simplesmente repetira o que ouvira por último, mas ela logo completou:
- a gainha pintadinha e o gao caijó... (a galinha pintadinha e o galo carijó).
Tive plena certeza que ela sabia o que falava e que estava respondendo corretamente à pergunta que lhe fora feita. É que toda vez que Samir dá banho nela, canta a música da galinha pintadinha, e ela adora! Então, interpretando, o que ela quis responder foi:
- gosto mais de tomar banho com o papai porque ele canta a música da galinha pintadinha.
LINDA!

___________________________________________


Agora à noite, na hora de dormir, me olhou e disse: - qué dubí (quer dormir). Vesti seu pijama e me deitei ao seu lado na cama, como sempre faço. Mas meu pai me ligou bem na hora. Levantei e fui à sala atender ao telefone. Quando estava no meio da conversa, chega ela ao meu lado, puxa meu braço, me olhando nos olhos e diz: - qué dubí!
Logicamente, desliguei o telefone na hora e fui com ela de mãos dadas ao seu quarto, deitar ao seu lado  e esperar por 5 minutos para ela cair num sono profundo (ela estava morta de sono).
(eu ainda fiquei por uns 20 minutos, boba, olhando para ela, e agradecendo a Deus estas demonstrações de evolução da minha filhota).

Um comentário:

Unknown disse...

Ô amiga, que momentos emocionantes, heim??? Puxa, quanta coisa boa, quantas descobertas, quanta evolução!

Fiquei muito feliz! Que o amor de vocês continue alimentando o coração de Leti!!!

Bjos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...