segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E lá se vai o mês de outubro

O mês da criança deste ano foi cheio de novidades e opções de lazer. Nunca vi esta cidade com tanta coisa para se fazer com os pequenos... Tinha tanta opção que acabamos não conseguindo aproveitar todas.

Mas fizemos algumas coisas legais.

Fui com Leti à apresentação da peça do Peixonauta. Apesar de ter visto algumas críticas na net, adoramos o espetáculo! O formato era diferente, com bonequinhos de pano (pequenos, é verdade), manipulados por atores, tipo fantoches. Mas o teatro pequeno (e aconchegante), e boa localização das nossas cadeiras, a sonoplastia ao vivo, favoreceu a interação com o espetáculo, permitindo que boas gargalhadas e momentos de empolgação fossem experimentados pela minha pequena. Confesso que foi cansativo ir sozinha com ela, que demandou meu colo em muitas horas, por conta do tamanho da minha barriga. Mas valeu à pena!



Foto de divulgação tirada daqui

Fomos também ao espaço da Discovery Kids no Salvador Shopping. A ideia era fazer uma pequena viagem pelo Brasil, aproveitando a companhia de alguns personagens conhecidos das crianças. Para Leti, ficou muito complexo; para Lipe um pouco bobo. Leti não curtiu muito as atividades propostas; Lipe gostou apenas do último espaço, onde teve oportunidade de fazer uma cobrança de pênalti (futebol é com ele mesmo!). No final, tivemos oportunidade de tirar uma foto com o Doki.


Foto daqui
 

Mas o auge do mês das crianças, para mim, foi o show do Palavra Cantada, na Concha Acústica: programa delicioso para um fim de tarde de domingo! Eu estava numa expectativa enorme! Adoro o grupo, as músicas, os clipes, os shows dos DVD´s... acho que iria até sem as crianças (rs).

Lipe resistiu um pouco ao convite, está se achando grande e disse que aquilo seria programação para bebê. Mas acabou indo. E como se divertiu!!!! E olha que nem conhecíamos o grupo quando ele era menor... Ele começou a curtir quando Leti foi apresentada aos DVD´s e, compartilhando a companhia da irmã, aprendeu a cantar as músicas e a perceber o conteúdo que emergia delas. No final do show, quando nos preparávamos para ir embora, tocou uma música que adoramos e dançamos tanto que tomei reclamação do papai por conta das estripulias. Saímos leves e felizes. Lipe, super satisfeito de ter ido.

Leti foi uma atração à parte. Além de assistir atentamente ao show, bater palmas, sorrir..., interagiu várias vezes com os artistas. Coisa linda de ver! Levantava os bracinhos quando mandavam, tentou imitar bichinhos numa música, estava numa sintonia nunca vista antes. Me emocionei!

Amei, amei, amei!!!!!

Olha a expressão atenta da minha princesa

Mesmo distante, conseguimos curtir muito

Fim do show

Aproveitamos um dia de sol para curtir uma praia também, coisa que pouco fazemos, apesar de Leti gostar tanto. Binha e Pig foram com Biel, pegaram Leti em casa e eu saí direto do trabalho para me encontrar com eles. Foi delicioso!




No dia das crianças mesmo, a turma do prédio fez uma programação voltada para os pequenos, na área verde recém construída.

Leti se divertiu na caixa de areia e Lipe na quadra de futevolei. O auge da programação foi a inauguração da nossa pequena horta. Os pequenos se deliciaram podendo plantar suas primeiras sementes, cheios de expectativas quanto ao futuro daquelas pequenas sementinhas... Biel, que teve uma vivência semelhante na escola, mesmo detestando areia, curtiu a experiência e vibrou com cada etapa do processo.

Neste mesmo dia, logo que acordei, chamei Lipe e Leti para um programa diferente. Fomos os três para a cozinha, fazer o lanchinho que levaríamos à festa das crianças: um bolo (de caixa, mas tudo bem. Os outros sempre solam...).

Lipe costuma me ajudar quando faço o bolo, é sempre ele quem mexe a massa, dissolvendo toda a manteiga. Já está craque! Desta vez, Leti ajudou também. Na medida das possibilidades dela, é claro. Queria que ela acompanhasse o processo, e visse o bolo (que ela tanto ama) pronto ao final. Foi muito legal a experiência! Quando Lipe já tinha feito o trabalho pesado, foi a vez dela mexer a massa. Mexeu um pouco, cantando um refrão que cantava na aula de musicalização infantil: - mexe o panelão, mexe o panelão... Quando viu o bolo pronto saindo do forno, e depois graciosamente recheado com cobertura de brigadeiro, prontamente começou a cantar parabéns (é que sempre se parte o bolo depois dos parabéns...). Mas a degustação ficou para a hora da confraternização.





Na semana passada, a escola de Lipe promoveu o encerramento do Projeto Fábulas, com a exposição de alguns artigos produzidos pelas crianças com material reciclado e associado à temática. Cada criança ficava responsável por fazer a apresentação da sua estação de trabalho, contextualizando os materiais produzidos com o conteúdo aprendido sobre o tema.

Muito legal!




Bilhetinhos escritos pelos pais no dia da reunião, para ilustrar a amostra. (Lipe achou o meu)

Para encerrar o mês, algumas mães improvisaram hoje um halloween para as crianças do prédio. Lipe adorou a ideia! Subiu correndo para procurar uma fantasia. Encontrou a que vestiu na sua festa de 7 anos (que foi de halloween) e, apesar de ter conseguido fechá-la, desistiu de usá-la porque estava tão apertada que mal conseguia se mexer. Colocou uma roupa preta, uma máscara de bruxo, e seguiu acompanhando a criançada por todos os (80) apartamentos do prédio em busca de doces ou travessuras.

Ele nem gosta tanto dessas guloseimas, mas voltou para casa empolgadíssimo com seu saco cheio de docinhos.

O que vale é a farra!



E lá se foi o mês...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...