quarta-feira, 30 de março de 2011

Transformando bolas e cobras em bolo e macarrão

Há mais ou menos uma semana, Leti aprendeu a dar um uso mais funcional à massinha de modelar.

Ela ainda não tem muita habilidade para as atividades artísticas, não risca com caneta e lápis, não usa pincel, mas, de vez em quando, tenta usar o dedo para pintar com tinta ou fazer rabiscos com giz de cera. Tudo muito rápido.

O rabisco com o giz só acontece porque, como toda a sua superfície pinta, um mínimo de esforço feito por ela, na tentativa de encostar o giz no papel, produz um risco que chama sua atenção e a motiva a tentar um pouco mais.

Com sua obsessão por coisinhas pequenas (e completamente inúteis), como grãos de areia, migalhas de pão, sujeiras, pedaços de papel dentre outras, a utilização da massinha restringia-se à prática de transformá-la em pedacinhos minúsculos, que ficavam transitando entre uma de suas mãos  e a outra, usurpando seu interesse por qualquer outra coisa que estivesse à sua volta.

Era assim. Não mais.

É que agora ela aprendeu a transformar a massinha numa cobra. UAU! Pois é! Ela modela a massinha com as duas mãos, ou com uma mão e uma superfície lisa, e quando a massinha toma a forma de uma cobra, ela nomeia o animal. Lindo!

Pode parecer uma coisa tão boba, tão elementar, mas, para mim, para ela, para nossa família, é algo espertacular! Primeiro, pela habilidade em modelar a massinha. Um avanço significativo. Segundo, pela capacidade de ver a massinha em sua nova forma e nominá-la de cobra. Gente, isso é jogo simbólico!!!

Ela gostou tanto da nova descoberta, que tem pedido para brincar de massinha, mesmo sem vê-la.

Anteontem, como de costume, depois do almoço, deitei com ela para colocá-la para dormir. Como ela estava esperta, sem demonstrar qualquer cansaço, perguntei se queria brincar e, como ela ainda não responde sim ou não, emendei logo outra pergunta: - quer brincar de quê, mãezinha?

Ela respondeu na hora: -matsinha!

Descemos da rede, ela abriu o baú dos brinquedos, pegou a sacolinha com as massinhas e me deu para abrir.

Brincamos juntas. Ela fazendo cobras. E eu, mais talentosa, fazendo mais. Cobras... e bolas! Só o que sei fazer.

Mas percebi que a brincadeira estava ficando muito repetitiva, então tentei transformá-la em algo diferente e um pouco mais funcional. Peguei a caixa com os brinquedos de cozinha (panelinhas, fogão, pratos, talheres...), a casinha com os bichinhos e passamos a transformar suas cobras em macarrão para os bichinhos, e minhas bolas em bolos. Tudo ia para panelas, pratos e, através dos talheres, chegavam às bocas dos (educados e famintos) animais. Demos macarrão e bolo para suas cobras também. Eu confesso que amei a brincadeira (minhas colegas do trabalho disseram que eu insisto tanto em que Leti brinque de casinha para poder satisfazer um desejo meu de brincar assim. Talvez seja verdade), mas ela não se empolgou tanto como eu, o que já era de se esperar para uma primeira vez.

De qualquer forma, continuarei tentando. Talvez, quando menos espere, ela me surpreenda. Oxalá!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...