segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Higiene é básico

Engana-se quem pensa que, com o crescimento dos filhos, os problemas e preocupações desaparecem. Eles apenas mudam.

Quando bebês, as preocupações são as mais básicas possíveis e, geralmente, estão ligadas à manutenção da sobrevivência da prole. Lembro que, tanto com Lipe, como com Leti, quando eram recém nascidos, me surpreendia chegando no berço para ver se estavam respirando quando ficavam muito tempo quietinhos.

Até que eles crescem (e como isso acontece rápido!) e vão adquirindo, gradativamente, uma autonomia que faz com que não nos preocupemos mais tão ostensivamente com a manutenção da sua sobrevivência.

Quando eles crescem a ponto de poderem se cuidar sozinhos, alimentamos a vã esperança de, enfim, podermos dispor de outra maneira do tempo que antes reservávamos para os cuidados primários de nossos bebês.

É claro que não podemos, de um dia para o outro, delegar para eles a função de se cuidar sozinhos e esperar que façam isto a contento. Tudo tem que ser aos poucos: deixar tomar um banho só por dia, sob supervisão; fazer uma das escovações diária dos dentes, com orientação; auxiliar no cuidado com as roupas, com os objetos da escola etc.

Mas a ideia é que, em determinado momento, eles já tenham adquirido maturidade e habilidade para fazer isso sozinhos, e o acompanhamento maternal seja apenas uma manifestação esporádica de carinho.

Pois é. Aos oito anos, esperava que Lipe já estivesse preparado para assumir a tarefa de cuidar da própria higiene pessoal sozinho.

Ledo engano.

Constantes são os atritos em casa porque Lipe finge que toma banho (às vezes ele apenas molha o sabonete e o cabelo), esquece de escovar os dentes, não se limpa direito depois de fazer suas necessidades fisiológicas....

Será que todo menino nesta idade tem vocação para porco?

Para garantir um mínimo de higiene, toda a noite sou eu quem lhe dá banho, escova seus dentes e, vez por outra, corta suas unhas, passa hidratante, coloca um sorinho no nariz...

Mas confesso sentir-me meio perdida em relação a limites. Até quando devo fazer isso? Será que estou protelando seu amadurecimento agindo desta maneira, ou será que ele ainda não tem, realmente, idade para assumir tais responsabilidades?

Fico exausta de todo dia ter que mandá-lo tomar banho, mandar colocar a roupa suja no lugar certo, mandar escovar os dentes, se limpar, lavar as mãos antes das refeições, lavar a boca após as refeições, bláblábláblá... Que mãe chata estou me tornando!

Depois de dois meses de férias, quando me descuidei destes cuidados, até porque, durante metade do período, os primos estiveram de férias em casa alterando sua rotina (o que foi ótimo para ele, já que teve companhia 24 horas por dia), o resultado foi uma crosta de tártaro nos dentes, que só descobri na véspera da visita semestral à dentista.

Dei meu sermão, coloquei meu rabinho entre as pernas (afinal parte da responsabilidade pelo tártaro é minha) e levei-o à consulta para resolver o problema, morta de vergonha.

Por sorte, o problema pôde ser resolvido facilmente por sua dentista (que mais parece um anjo), a qual tentou chamá-lo à responsabilidade, fazendo com ele um combinado de levar as escovações a sério, sob pena de ter um problema mais sério no futuro.

Até agora não vi muita diferença, não, mas, em se tratando de filhos, não podemos desistir nunca.

Tirando o maldito tártaro

3 comentários:

Leticia disse...

Janaina! seu blog é lindo! Sua menina é uma princesinha mesmo! Eu ainda não sei arrumar o blog tão bonitinho assim como o seu hehehe

Obrigada pela visita feita no meu blog!

Tudo de bom pra vc e pras suas crianças! Parabéns pelo amor e dedicação!

Deus abençoe vcs!

Beijos

Letícia

Karla Coelho disse...

Lu ODEIA dentista... ama tomar banho e fica horas mas pra escovar é uma dificuldade tamanha. Estamos falando pra ele que se ele nãoe escovar e cuidar, vai ter que ir pro dentista e vai ter dor. Mamãe comprou uma escova elétrica pra ver se ajuda. É muito difícil mas quem disse que seria fácil? rs.

Vamos insistindo e com força de vontade e muita pasciência a gente consegue tudo!

Beijos!

Luiza Coelho disse...

hahahaha, tô rolando de rir porque eu era igual e meus primos também... eu detestava escovar os dentes, tomar banho, etc etc... mães as vezes esquecem que foram crianças é? Ihhhhh olha eu defendendo o Lipe. Brincadeiras a parte pe normal as crianças maiorzinhas darem mais atenção aos prazeres do que aos deveres... ai que chato ter que tomar banho sendo que eu podia estar brincando... Por limites é uma tarefa difícil mas acho que tudo se aprende na prática. Adorei os posts anteriores, saber as notícias dessa família linda. Parabéns pelas conquistas e pela união cada vez maior de vocês... Adoro o blog.
beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...